free powerpoint templates dls 2021 mod apk not pdf free sports games

A memória da edição: recensão a um livro de referência de Laura Millar

capa millar teste1

laura millar tipopasse perfilNeste breve texto exponho algumas considerações relativas à obra The story behind the book: Preserving authors’ and publishers’ archives, da prestigiada arquivista Laura Millar. Lançado em 2009, é um dos livros de referência a abordar a temática da arquivística sobre a edição contemporânea.

Este livro pretende que todos os envolvidos na escrita e na edição – escritores, editores, tradutores, designers, etc. – tenham um papel activo na salvaguarda e valorização dos arquivos e dos documentos, viabilizando deste modo a sua preservação e comunicação para as gerações futuras.

Millar escreve de uma forma apaixonada sobre o que os arquivos são, como funcionam e a sua importância. Apresenta explicações claras e instruções passo-a-passo sobre como arquivar os documentos de trabalho, e compartilha alguns exemplos de até onde podem ir os arquivistas para resgatarem documentos literários.

A autora argumenta de forma persuasiva e encantadora que o valor final dos arquivos não reside sobretudo na informação que eles contêm, mas no sentido de identidade que criamos por preservá-los, bem como no conhecimento e sabedoria que ganhamos a usá-los. O leitor só precisa de abrir o livro e começar a ler para concordar com Millar que “não há limites para o valor de documentos históricos” (pág. 32).

Os objectivos deste livro centram-se na preservação do “património documental da escrita e publicação” (pág. 13) e no exame das questões que daí emergem, relativamente aos arquivos históricos e à gestão dos documentos dos arquivos correntes, isto é, a documentação a que os serviços detentores ainda costumam recorrer.

Esta obra é uma referência indispensável e uma chamada de atenção para escritores e editores começarem a arquivar as fontes para a história literária já a partir de hoje.

A combinação perfeita de experiências permite a Millar ser uma autoridade para dar conselhos ao escritor, ao editor e ao leitor sobre como organizar os seus documentos, de modo a “agregar valor e garantir o seu valor na posteridade” (pág.13).

No capítulo 12, designado “Aonde ir para obter mais informação”, a autora dá-nos a conhecer uma lista de alguns directórios arquivísticos, guias e websites, um bom instrumento de pesquisa para arquivistas, investigadores, estudantes e público em geral. Tem a limitação de ser direccionados quase exclusivamente para os países anglo-saxónicos.

Millar aborda a missão dos arquivos históricos das editoras dentro do quadro genérico dos restantes arquivos, devendo servir a comunidade em várias frentes que se complementam. Recusa assim uma atitude infelizmente ainda muito aceite de os conceber apenas como guardiães de documentação antiga. Nesse sentido, recolher, tratar, preservar e divulgar são funções primordiais de qualquer arquivo, detentor de um património documental público ou privado. A autora enfatiza a   responsabilidade profissional dos arquivistas na difusão de informação à comunidade sobre a documentação salvaguardada, para um melhor conhecimento e  acesso à mesma. Este dever é reforçado pelo facto das instituições acolhedoras de arquivos se confrontarem com o aumento crescente do número de utentes (especialmente, estudantes e investigadores) e com o aumento das instituições produtoras, exigindo respostas rápidas e uma informação adequada.

Nota sobre a autora

Em 1984 pós-graduou-se no programa de Mestrado em Estudos de Arquivo pela Universidade British Columbia, no Canadá. Recebeu o seu doutoramento em Estudos Arquivísticos pela University College de Londres, em 1996. Laura Millar tem publicado livros e artigos sobre arquivos, edição e ensino à distância. Também leccionou cursos de arquivo e gestão da informação na Universidade de British Columbia, na Simon Fraser University e na Universidade de Victoria, todas no Canadá.

Entre as publicações de Laura Millar no âmbito da Arquivística, destaco ainda os seguintes livros: Archives: Principles and Practices, 2010; The Spirit of Total Archives: Seeking a Sustainable Archival System, 1999; e Archival gold: Managing and preserving publisher’s records, 1989.

Referência Bibliográfica:

Autor: Laura Millar | Título do livro: The story behind the book: Preserving authors’ and publishers’ archives | Editor: Canadian Centre For Studies in Publishing Press. The JJ Douglas Library | Idioma: Inglês | Data da Publicação: 2009 | ISBN-10: 0973872748 | ISBN-13: 978-0973872743 | Nº pág.: 224 | Cota CHC: Biblioteca Prof. Silva Dias, UNL/CHC, GBIB6

Patrícia Cordeiro 07-02-2014