free powerpoint templates dls 2021 mod apk not pdf free sports games

Os arquivos das editoras da Toscânia: materiais do censo regional

Os arquivos das editoras da Toscânia: materiais do censo regional
001n

Neste breve texto exponho algumas considerações relativas à obra “Gli archivi degli editori toscani. Materiali dal censimento regionale” dos autores Luca Brogioni e Aldo Cecconi.

Este livro primeiro volume da série “Toscana. Bibliotecas e Arquivos”, é o resultado de uma extensa pesquisa nos arquivos dos editores da região italiana da Toscânia. Olhando não só para profissionais, mas para um amplo público de leitores, o livro oferece um vasto panorama sobre a documentação de bibliotecas e arquivos, preservada pelos editores da Toscânia.

Em 2001, a região da Toscânia confiou à Fondazione Mondadori de Milão, a realização de um recenseamento nos arquivos e bibliotecas das editoras. Este projecto foi realizado em colaboração com o Ministério do Património e da Cultura e da Associação dos editores italianos, e representa um marco significativo na preservação da memória do trabalho editorial. A pesquisa começou a partir de dados contidos no catálogo de editores italianos (edição de 2001). O recenseamento é dirigido a todos aqueles que publicam livros, não só empresas mas também a entidades públicas e privadas, associações e cooperativas. Foram identificados e contactados mais de 320 editores e mais de 140 deles responderam aos questionários e concordaram com entrevistas e visitas ao local. Esta iniciativa foi bem recebida pelos editores, que se mostraram disponíveis para a implementação deste projecto. Para muitos editores, este foi um primeiro contacto com as instituições públicas, que por sua vez manifestara um interesse unânime no sentido de promover a inovação e o crescimento do sector editorial.

Esta publicação apresenta os dados deste levantamento que são muito significativos e testemunham a vitalidade da indústria editorial toscana, que ocupa o terceiro lugar na Itália no respeitante ao número total de editores.

O panorama editorial da Toscânia é caracterizada pela presença de micro e pequenas editoras, com uma produção destinada à recuperação da memória do território e à valorização do património artístico, para darem voz aos pensamentos e estudos de circuitos locais.

Os arquivos das editoras não estão sujeitas às exigências de conservação, a menos que tenham sido declarados de interesse cultural ou pertencentes a entidades públicas. Muitos editores, ao cessarem as suas actividades, são absorvidos por grandes grupos editoriais estabelecidos em outras regiões de Itália.

Apenas um pequeno número de editoras ou grupos editoriais têm, ou podem manter um arquivo histórico, ou seja, uma estrutura específica dedicada à preservação permanente da documentação.

Em suma, com este inventário dos arquivos das editoras na Toscânia, espera-se ter contribuído para desenvolver uma maior consciência da herança cultural e da importância da colaboração entre o sector público e privado para a conservação da documentação dos arquivos.

Notas sobre os autores:

Luca Brogioni formou-se em Literatura na Universidade de Florença, com uma tese em Biblioteconomia e Bibliografia e trabalhou na indústria de computadores. Editou e colaborou em catálogos e arquivos para o repertório do século XIX Publishers italianos, Milan, Franco Angeli, 2004.

Aldo Cecconi é Director do Arquivo Histórico de Giunti Editore

Referência Bibliográfica:

Autores: Luca Brogioni e Aldo Cecconi | Título do livro: Gli archive degli editori toscani. Materiali dal consimento regionale | Editor: Pacini Editore | Série: Toscana. Bibliotecas e Arquivos | Idioma: Italiano | Data da Publicação: Novembro 2010 | ISBN-10: 8863151296 | ISBN-13: 978-88-6315-129-9 | N.º pág. 376 | Cota CHC: Biblioteca Prof.º Silva Dias, UNL/CHC, L1ARC1

 

Patrícia Cordeiro 30-06-2014

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado.

*