bodrum escort bayan dls 2021 mod apk not pdf email account free wordpress themes

Apresentação Pesquisar

Esta secção permite-nos conhecer os documentos do arquivo histórico da editora Romano Torres; e os livros que a mesma produziu ao longo de mais de uma centena de anos.

Para o efeito foram criadas duas bases de dados, nas quais é possível fazer pesquisa em texto livre.

A primeira base contém o inventário arquivístico da Romano Torres no software ICA-Atom, que é uma aplicação informática disponibilizada pelo International Council on Archives/ Conselho Internacional de Arquivos, a associação mundial representativa dos arquivistas. O arquivo tem 8 secções (a última dedicada à iconografia), compreendendo c. de 600 pastas e livros de registo. É possível a sua consulta, desde que com pedido de marcação para o e-mail da Biblioteca Silva Dias (sibib@fcsh.unl.pt), ao cuidado do Dr. Helder Mendes, secretário do Centro de História da Cultura.

A segunda base contém o catálogo integral dos livros e revistas editados pela Romano Torres (e pela sua antecessora, a Empresa Editora do Recreio), em suporte Bibliobase, que é um software usado por muitas bibliotecas portuguesas. A Biblioteca Nacional de Portugal forneceu o núcleo duro deste catálogo, submetido no âmbito deste projecto a um processo de revisão, correcção e validação. Foi igualmente necessário preencher campos vazios ou incompletos e aditar um conjunto significativo doutros registos bibliográficos que aí não constavam.

Novas referências bibliográficas foram localizadas pela consulta da colecção particular do último editor e herdeiro da Romano Torres, Francisco Noronha Andrade, e noutras bibliotecas, como as municipais de Lisboa e a da Academia das Ciências de Lisboa. Efectuou-se ainda pesquisa na Internet, em sites de alfarrabistas e no biblioHistória , de Pedro de Almeida Vieira.

Boas pesquisas!

Daniel Melo
(coordenador do projecto)
XII/2013