bodrum escort bayan dls 2021 mod apk not pdf email account free wordpress themes

Apresentação Projecto

O projecto que este sítio de Internet divulga intitula-se «Romano Torres: um arquivo histórico representativo da edição contemporânea» e visa disponibilizar à comunidade o acesso a informação relativa ao acervo da editora Romano Torres, em especial à constante no seu arquivo histórico e no seu catálogo de títulos publicados. A qualidade e extensão temporal dos materiais conservados conferem-lhe um carácter excepcional no universo dos arquivos e do património editorial ainda existente em Portugal. Deseja-se que a salvaguarda e visibilidade deste acervo único possam sensibilizar o Estado e a sociedade civil para a necessidade de assegurar condições básicas para a guarda, tratamento e acesso a este tipo de arquivos históricos, até hoje muito descurados no país.

A instituição responsável pelo projecto é o Centro de História da Cultura (CHC) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, que estabeleceu previamente um protocolo de colaboração com um dos herdeiros directos da Romano Torres e seu último editor, Francisco Noronha de Andrade.

Em articulação com o tratamento e descrição do arquivo histórico da Romano Torres, definiu-se como prioritário disponibilizar via internet o inventário em ICA-Atom, um software livre de descrição arquivística disponibilizado pelo International Council on Archives. Previu-se ainda disponibilizar o catálogo integral da editora, através de base de dados carregada na aplicação Bibliobase, bem como um núcleo representativo de documentos relevantes, previamente seleccionados e digitalizados (incluindo iconografia; para mais detalhes vd. secções Pesquisar e Editora Romano Torres). Outro fim explícito foi a criação deste website, para alargar o acesso, dar visibilidade e unidade ao projecto.

Apoios institucionais

O projecto é apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, através do seu «Concurso de recuperação, tratamento e organização de acervos documentais» de 2013, e pela própria FCSH, em termos logísticos, informáticos e de recursos humanos. Para a programação Web temos a colaboração do Gabinete de Informática, em especial do Eng. Pedro Diniz de Sousa e do Eng. Daniel Santos. Para adoptarmos o software ICA-Atom tivemos o precioso auxílio da Prof.ª Maria de Lurdes Rosa e da Dr.ª Patrícia Marques, ambas do Instituto de Estudos Medievais da FCSH, e do Centro de Arquivo e Documentação da CGTP-IN. Quanto à aplicação Bibliobase, a Biblioteca Central da FCSH cedeu-nos uma licença e contámos com facilidades por parte da empresa que desenvolve aquele suporte, a Bibliosoft. A Biblioteca Nacional de Portugal deu preciosa colaboração na reconstituição do catálogo. No tratamento fotográfico de iconografia para o website tivemos a colaboração da Chiara Gialli, fotógrafa artística.

Com vista a aprofundar o impacto do projecto resolveu-se dinamizar actividades complementares, por ora centradas no debate sobre políticas públicas para a salvaguarda e comunicação do património editorial. Neste âmbito, temos tido o apoio regular da Biblioteca Municipal Camões (Câmara Municipal de Lisboa), a que se vão associando os convidados individuais bem como entidades a que estes estão ligados, como as livrarias Culsete e Letra Livre. Na divulgação de estudos e dossiês específicos conexos beneficiamos da abertura da revista do CHC, Cultura (vd. secção Publicações).

A todos aproveitamos para agradecer publicamente.

Os textos divulgados neste site têm uma vertente original e resultam de meses de pesquisa e trabalho, pelo que pedimos a quem use informação ou ideias daí retiradas que mencione a respectiva fonte e que não tenha intuito comercial. Para assinalar o justo reconhecimento do trabalho alheio, demos aos textos uma Licença Creative Commons, a «Atribuição (by-nc)», assim definida: “De acordo com esta licença o autor permite uma utilização ampla da sua obra, limitada, contudo, pela impossibilidade de se obter através dessa utilização uma vantagem comercial. É também essencial que seja dado o devido crédito ao autor da obra original”.

O projecto iniciou-se em 2013 e só deverá terminar em finais de 2014, mas neste momento este site oferece já acesso a uma multiplicidade de conteúdos. A quem nos visitar, desejamos boas navegações…

Daniel Melo
(coordenador do projecto)
18/XII/2013