bodrum escort bayan dls 2021 mod apk not pdf email account free wordpress themes

Encontros do projecto

IMG0123A

Da esquerda para a direita: Daniel Melo, Paula Neves e Francisco Noronha Andrade

O encontro do Projecto Romano Torres decorreu na sala 0.06 do edifício I&D (FCSH-UNL) no dia 26 de Fevereiro pelas 18h. Esta sessão de recolha de memórias e lançamento deste site ficou a cargo do coordenador do projecto Daniel Melo e contou com as intervenções da webdesigner Paula Neves e do último editor da Romano Torres, Francisco Noronha de Andrade, que prestou o seu testemunho (disponível para audição em baixo).

 

Intervenção de Francisco Noronha Andrade (22:44 min.) Para ouvir, sff carregue no friso infra, à esquerda.

 

 

Manifesto> I Encontro «Os livreiros e o seu património», na Biblioteca Municipal Camões (Lisboa, 22/X/2013): intervenções de Pedro Oliveira (livreiro e alfarrabista, ex-livreiro da Livraria Sá da Costa) e Adelino Cardoso (editor da revista Cultura, do Centro de História da Cultura), que apresentou n.º desta revista com dossiê sobre a edição e o seu património (vol. 30) e falou da sua experiência enquanto antigo editor da revista Análise. Foi ainda lido o texto de Fátima Ribeiro de Medeiros (docente e investigadora de literatura, mediadora e animadora de leitura na Livraria Culsete, Setúbal), dada a impossibilidade da sua presença. A sessão foi dedicada ao labor do livreiro e divulgador Manuel Medeiros, que entretanto faleceu. Organização de Daniel Melo e Nuno Medeiros. Moderação por Daniel Melo.

 

 

 

 

Europa América> III Encontro «As editoras e o seu património», na Biblioteca Municipal Camões (Lisboa, 20/V/2013): intervenções de Arnaldo Saraiva (professor catedrático da Universidade do Porto), enquanto bibliófilo e coleccionador, designadamente de literatura de cordel, e Francisco Pedro Lyon de Castro, representando a 3.ª geração das Publicações Europa-América. Organização e moderação por Daniel Melo.

 

 

 

 

Teodolito> II Encontro «As editoras e o seu património», na Biblioteca Municipal Camões (Lisboa, 23/IV/2013): intervenções de Carlos Veiga Ferreira (fundador das edições Teodolito, enquanto ex-editor da Teorema e ex-presidente da União dos Editores Portugueses), Fernando Paulouro Neves (escritor, jornalista e ex-director do Jornal do Fundão), que falou das edições e tipografia do grupo editorial homónimo, e Vasco Silva (editor do Grupo Babel), enquanto responsável por casas históricas como a Ática, Guimarães Editores, Ulisseia, Arcádia e Verbo. Organização e moderação por Daniel Melo.

 

 

 

 

 I Encontro "As editoras e o seu património: preservar,disponibilizar e divulgar como medidas urgentes"

I Encontro “As editoras e o seu património: preservar,disponibilizar e divulgar como medidas urgentes”

I Encontro «As editoras e o seu património: preservar, disponibilizar e divulgar como medidas urgentes», no 11.º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 18/X/2012): intervenções de João Corregedor da Fonseca (dirigente do grupo Seara Nova), José Antunes Ribeiro (editor e livreiro, Ulmeiro e Livrarte), José Pacheco Pereira (coleccionador e divulgador, professor no ISCTE-IUL) e João Alvim (presidente da APEL). Organização e moderação por Daniel Melo (ler texto de apresentação do painel). Os textos das diversas intervenções integram um dossiê especial do vol. 30 da revista Cultura, de 2012, onde consta ainda um estado da questão, por Daniel Melo.