Fazemos aqui uma revelação que agradará aos apreciadores de Almada Negreiros e dos modernistas. A Romano Torres tem uma ilustração sua, pelo menos! E publicou-a como capa do livro O fantasma branco, de Reinaldo Ferreira, de 1926 (segundo a Porbase). A imagem ao lado reproduz a ilustração original, que digitalizámos para a base do Arquivo Histórico da Romano Torres (vd. aqui). O curioso é que na capa desse «romance de aventuras» não consta a assinatura de Almada (cf. aqui).
Seja como for, asseguramos que a assinatura é de Almada, a partir do confronto com outras ilustrações do autor, de 1911 a 1914 (Vieira, 2010: 19 e 35). O que nos leva a concluir que esta ilustração terá sido feita vários anos antes da publicação daquele livro. Provavelmente foi doada pelo próprio ao seu amigo Reinaldo Ferreira (vd. verbete a este autor na subsecção de autores).
Na ante-folha de rosto do exemplar detido pelo Alfarrabista Roma vem uma dedicatória a José Sarmento, com data de 1926.
Outra hipótese que avançamos é a de que Almada poderá ter feito a ilustração que serviu de capa a outra obra de Reinaldo Ferreira publicada pela Romano Torres, Punhaes misteriosos, de 191-.
Na colecção dedicada a este conhecido escritor e repórter de Lisboa, intitulada «Leituras modernas», existe uma 3.ª obra cuja ilustração de capa é assinada, mas sendo da autoria de Alfredo Morais. Trata-se do livro As chaves do paraizo, de 1926, datação também segundo a Porbase.
Embora Almada não tenha sido um colaborador ‘oficial’ da editora, entendemos que seria útil incluir um verbete para Almada na subsecção dedicada aos ilustradores, de modo a podermos fornecer informação complementar.
Daniel Melo © 2014
Bibliografia:
*VIEIRA, Joaquim (2010), Almada Negreiros fotobiografias século XX, Lisboa, Temas e Debates.